A salvação é a maior promessa de Deus para todos os que creem. Ela nos aponta para uma nova cidade, a nossa verdadeira pátria celestial, como Paulo nos lembra “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).

A cidade que esperamos é a Nova Jerusalém, descrita em Apocalipse 21:22, onde Deus habitará com Seu povo. Não haverá necessidade de templo, pois “o Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro são o seu templo”. Será um lugar de glória, sem dor ou lágrimas, onde a luz de Deus brilhará sobre todos.

O pecado é o que nos separa de Deus. Desde a queda do homem no Éden, descrita em Gênesis 3, a desobediência trouxe condenação a toda a humanidade. Romanos 5:12 nos ensina que “por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte”. Isaías 59:2 reforça que “as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus”. Romanos 6:23 também nos alerta que “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Felizmente, Deus tem um plano para nos salvar. Ele nos amou tanto que enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos dar vida eterna “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Jesus tomou sobre Si os nossos pecados “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça” (1 Pedro 2:24).

Ele deu Sua vida por nós “Assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10:15).

Somos salvos pela graça de Deus, como Paulo nos ensina “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8). E somente aqueles que têm seus nomes escritos no Livro da Vida entrarão na Nova Jerusalém “Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).

A salvação está disponível para todos, mas devemos crer e agir conforme Jesus nos instruiu:
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).

Em Atos 2:38, Pedro ensina que devemos nos arrepender e ser batizados para o perdão dos pecados “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”

Também devemos resistir ao mal e submeter-nos a Deus “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

E viver uma vida em que Cristo é o centro, como Paulo declarou “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).

Deus nos deu o Espírito Santo como Ajudador, conforme Jesus prometeu “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16).

Ele nos fortalece “Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40:29).

Deus também nos sustenta em nossas dificuldades “Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo” (Isaías 41:13).

Devemos lembrar que o nosso Redentor vive, como Jó afirmou em meio à tribulação “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

E Deus nos encoraja a sermos fortes e corajosos “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Portando prossigamos firmes em direção à salvação, confiando que Deus está conosco em cada passo. Ele já nos preparou uma morada celestial; agora cabe a nós viver em fé, seguindo Seus caminhos e confiando em Sua graça.